Segurança

Destinos das Unidades de Policiamento Comunitária são incertos em Santa Maria

Maurício Araújo

"

A discussão sobre a implantação das Unidades de Policiamento Comunitárias em Santa Maria surgiu após o Diário publicar série de reportagens sobre a Nova Santa Marta. O bairro é o mais violento da cidade - dos 21 homicídios registrados desde o começo do ano, 6 foram na região, apenas um a menos que todo o ano passado. O coordenador do Programa de Polícia Comunitária, coronel Júlio César Marobin, afirma que não são as estruturas pré-prontas que definirão os locais onde as unidades serão instaladas e, sim, os indicadores de criminalidade.

A prefeitura estuda a possibilidade das unidades irem para o parque da Jockey Club, e não para a Nova Santa Marta, pois há prédios de posse do Executivo no local. A intenção é diminuir custos com os auxílios-moradias dos policiais, no valor de R$ 600, que devem ser custeadas pelo município.
- Não está definido onde estarão as três unidades da Polícia Comunitária em Santa Maria. A palavra final é uma palavra técnica - afirma.

O chefe de gabinete da prefeitura, Ony Lacerda, ressalta que o Executivo insistirá com a ideia de levar o Programa de Polícia Comunitária ao parque da Jockey Club, mas, que se a Brigada Militar decidir que deve ir para outro local, a decisão será cumprida.
- Não temos recursos este ano para o auxílio-moradia dos policiais. Por isso, estamos oferecendo alternativas - explica Lacerda, garantindo que o programa sairá do papel, mesmo sem ter destino definido.

O caso das agressões terem chegado até uma escola pública também chamaram a atenção de políticos. Na próxima semana, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) deve se reunir com o comando da BM e representantes da Polícia Civil para procurar soluções no combate à violência em Santa Maria.

O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, Sidenir Cardoso, afirma que irá intensificar o policiamento nos bairros. Ele confirma que, muitas vezes, faltam recursos e as ações não têm sido suficientes para manter a tranquilidade:
- São devastadoras ações como esta (na escola), pois colocam abaixo todo o trabalho de meses.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carroça quebra e deixa mãe e filhos feridos em Santa Maria

Próximo

'O pagamento era feito em dinheiro', afirma ex-sócia da Hidramix, empresa que prestou serviços para a Kiss

Geral